top of page

Notícias

Doctor Honoris Causa

No dia 20/12/2024, o Dr. Carlos Chavez Olórtegui foi agraciado pela Universidad Ricardo Palma com o título de Doctor Honoris Causa pela sua contribuição para a ciência.

honoris-carlos.jpeg

1º CONGRESSO PERUANO DE TOXINOLOGIA 

 

“La ciencia de las toxinas de la investigación a la innovación tecnológica”

WhatsApp Image 2024-12-13 at 15.48.04.jpeg

Nos dias 23 a 27 de setembro de 2024, o coordenador do INCT-InovaTox, Dr. Carlos Delfin Chávez Olórtegui, e as pesquisadoras Dra. Clara Guerra Duarte, Dra. Luiza Helena Gremski e o pesquisador Dr. Franck Raphael Molina, estiveram presentes no 1º Congresso Peruano e Internacional de Toxinologia sediado no Peru, com programação no Instituto Nacional de Salud na cidade de Lima e Universidade San Antonio de Abad del Cusco, em Cusco. 

Os pesquisadores ministraram palestras acerca dos temas que trabalham relacionados à toxinologia, aplicações biotecnológicas e panorama de acidentes por animais peçonhentos no Brasil e no mundo. 

 

As alunas de Mestrado, Camila Rosa Campos, Júlia Machado Caetano, Thalita Silvério Santo, os de Doutorado, Gladstony de Oliveira Souza, Rafael Saavedra Langer e Pós Doutorado, John Alexanders Amaya Parra, Leticia Lopes de Souza, Tamara Gabriela Fernandes Costa, Williane Fernanda Siqueira,  orientados pelo Prof. Dr. Carlos Chávez do Laboratório de Imunoquímica (LABIMQ) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também estiveram presentes no Congresso apresentando seus trabalhos desenvolvidos. 

A aluna de mestrado Júlia Machado ressalta que “o evento ampliou seus horizontes e permitiu criar novas redes de contato além de ter sido uma oportunidade de conhecer outro país, que inclusive, é o país natal do coordenador do INCT-InovaTox, o Prof. Carlos Chávez.” 

WhatsApp Image 2024-12-13 at 15.47.33 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-12-13 at 15.47.32.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-13 at 15.47.34.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-13 at 15.47.34 (1).jpeg

Também estiveram presentes a aluna de Iniciação Científica, Samira Hajjar Souza e o aluno de Doutorado, Pedro Henrique de Caires Schluga, orientados pela da Dra. Luiza Helena Gremski, que apresentaram os seus trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

WhatsApp Image 2024-12-13 at 15.47.33.jpeg

A participação dos pesquisadores e alunos de laboratórios, que compõem o grupo do INCT-InovaTox, no 1º Congresso Peruano de Toxinologia, reforça o compromisso para fortalecimento de linhas de pesquisa, divulgação científica, publicação de trabalhos e integração com instituições internacionais. 

E é claro que nem só de ciência os pesquisadores vivem! Sendo assim, eles também aproveitaram para conhecer o país e a sua cultura local. Essas vivências foram compartilhados no instagram @labimqnoperu, criado pelos alunos! 

Congresso de Medicina Tropical (MEDTROP) 2023
WhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

O INCT InovaTox, representado pelo coordenador Dr. Carlos Chávez Olórtegui e a Dra. Clara Guerra Duarte, participou do Congresso de Medicina Tropical (MEDTROP) 2023, em Salvador-BA.

 

O evento, cujo tema foi "Desafios para Medicina Tropical no Século XXI: como enfrentá-los?", destacou a importância de combater doenças negligenciadas, incluindo acidentes ofídicos, incluídos pela OMS como um problema de saúde pública. 

No congresso, Dr. Carlos e Dra. Clara participaram de uma mesa redonda sobre escorpionismo, juntamente com o Dr. Pedro Pardal. Dra. Clara palestrou sobre "Escorpionismo no Brasil" e o Dr. Carlos sobre "Perspectiva de uma vacina recombinante para escorpionismo".

WhatsApp Image 2024-09-27 at 10.10.08.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-27 at 10.10.07.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-27 at 10.10.09.jpeg

A aluna de mestrado, Rafaela Magalhães e Ana Cecília, aluna de iniciação científica, também participaram do MEDTROP 2023, onde apresentaram trabalhos em formato e-pôster, desenvolvidos sob a orientação da Dra. Clara Guerra. O aluno de mestrado Gladstony também esteve presente, apresentando oralmente um trabalho realizado sob a orientação do Dr. Carlos Chávez e co-orientação da Dra. Clara Guerra.

1º Encontro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Venenos e Antivenenos (INCT-INOVATox)

Em dezembro de 2023, ocorreu o 1º Encontro do INCT-INOVATox na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reunindo pesquisadores das diversas instituições integrantes, tanto presencialmente quanto virtualmente. O encontro foi fundamental para o compartilhamento dos projetos e pesquisas em andamento, discussão de novas propostas, fortalecimento de parcerias e avaliação do cumprimento das metas estabelecidas pelo INCT para os laboratórios e suas produções.

​

Estiveram presentes no encontro importantes pesquisadores do INCT-INOVATox, incluindo o coordenador Dr. Carlos Chávez Orlotegui, do Laboratório de Imunobioquímica da UFMG, e os pesquisadores internacionais Dr. Francisco Schneider e Dr. Frank Molina, integrantes do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. Também participaram a Dra. Larissa Magalhães, do Laboratório de Imunoquímica de Proteínas da UFPR, a Dra. Liza Felicori, do Laboratório de Biologia Sintética da UFMG, as Dras. Ana Luiza Bittencourt e Clara Guerra Duarte, do Laboratório de Toxinologia Molecular da FUNED, e a Dra. Letícia Lopes, pós doutoranda no Laboratório de Imunobioquímica da UFMG.

-WhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

O Dr. Carlos Chávez abriu o encontro com saudações e uma apresentação sobre o INCT-INOVATox, destacando seu propósito, contribuições para a pesquisa científica e impactos na saúde humana. Ele agradeceu a todos os presentes, presencialmente e virtualmente, e, junto com a Dra. Letícia Lopes, apresentou os projetos em Toxinologia desenvolvidos no Laboratório de Imunobioquímica da UFMG, assim como suas perspectivas futuras. 

00WhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

Dr. Franck Molina, diretor do centro público-privado Sys2Diag (CNRS-ALCEDIAG) na França e parceiro dos pesquisadores brasileiros, apresentou plataformas tecnológicas para solucionar problemas relacionados a toxinas, incluindo imunodiagnósticos e inovações que resultam em patentes e avanços no diagnóstico médico. Ele destacou projetos biotecnológicos que estão em desenvolvimento, fortalecendo o progresso de bioprodutos aplicados na prática laboratorial e médica. A Sys2Diag é uma parceria entre o CNRS, maior instituição de pesquisa científica na França, e o ALCEN. 

1WhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

Dr. Francisco Schneider, cientista-chefe nos projetos colaborativos entre Sys2Diag e SkillCell, parte do grupo industrial ALCEN, apresentou sistemas complexos de diagnóstico, como vesículas artificiais inteligentes para uso médico, utilizando biologia sintética e microfluídica.

aWhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

A Dra. Larissa Magalhães, coordenadora do Laboratório de Imunoquímica de Proteínas da UFPR, apresentou os recentes trabalhos focados na produção de anticorpos monoclonais, com o objetivo de desenvolver métodos diagnósticos e terapêuticos para acidentes com animais peçonhentos, como o loxoscelismo. Ela também discutiu futuras colaborações entre os grupos do INCT-INOVATox.

bWhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

A Dra. Clara Guerra, da FUNED, juntamente com a Dra. Ana Luiza Bittencourt, chefe do Serviço de Toxinologia Molecular, apresentou os principais projetos do laboratório, incluindo a produção de proteínas recombinantes de venenos e inovações na cadeia produtiva de antivenenos. Elas também abordaram a caracterização de envenenamentos e o uso de imunoensaios para diferenciar acidentes ofídicos. 

qWhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

O Dr. Artur Miranda, representando o Dr. Jader dos Santos Cruz, apresentou as pesquisas do Laboratório de Eletrofisiologia, destacando modelos experimentais para avaliação de mecanismos de toxicidade e novos métodos para análise de neutralização de toxinas. Ele enfatizou a necessidade de ampliar os estudos de toxinas relacionados à eletrofisiologia. 

aaaWhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

A Dra. Liza Felicori, coordenadora do Laboratório de Biologia Sintética da UFMG, apresentou seus projetos dentro do INCT-INOVATox, com foco em técnicas de imunoinformática, biologia sintética, caracterização de toxinas e desenvolvimento de diagnósticos para acidentes com animais peçonhentos. Ela também destacou ações de divulgação científica, publicações já realizadas e a importância de fortalecer o INCT-INOVATox.

kliuWhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

O Encontro destacou-se por apresentações enriquecedoras e reforçou a importância da integração entre laboratórios e estudos, visando o desenvolvimento de soluções biotecnológicas e científicas no campo dos venenos e antivenenos, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

000WhatsApp Image 2024-09-03 at 20.36.45.jpeg

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – ICB UFMG

bottom of page