
Sobre o INCT
O INCT em Venenos e Antivenenos - Inovatox é um instituto de ciência e tecnologia voltado para o estudo de toxinas.
O INCT em Venenos e Antivenenos - Inovatox é um ecossistema de pesquisa capaz de propor soluções inovadoras e aplicáveis para problemas relacionados ao envenenamento por animais peçonhentos no Brasil. Assim, se torna possível estabelecer um núcleo dedicado ao conhecimento científico e à inovação em toxinologia.
​
Segundo o coordenador do INCT, Carlos Chávez-Olórtegui, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, a expectativa é capacitar professores e pesquisadores doutores para utilizarem novas ferramentas biotecnológicas.
A ideia é produzir e caracterizar toxinas nativas ou recombinantes de peçonhas, realizar a cartografia epitópica e a produção de antígenos quiméricos multiepitópicos, possibilitando, assim, o desenvolvimento de uma nova geração de imunobiológicos baseados em anticorpos policlonais, monoclonais e recombinantes específicos.
​
Com o conhecimento gerado e as relações estabelecidas pelo INCT, será possível melhorar o tratamento das vítimas de envenenamento, uma vez que haverá um melhor entendimento da fisiopatologia. Além disso, será possível produzir diagnósticos mais precisos, permitindo a administração de terapias adequadas.